Rádio Caiari 1430 AM

notícias

06/12/2014

Emoção na solenidade com atletas paralímpicos

Em solenidade marcada por fortes emoções, a ONG Rondônia Clube Paraolímpico prestou homenagens aos patrocinadores, associados e familiares de atletas, na noite de quinta-feira (4), na Capital, no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Porto Velho. Aos agraciados foi conferido o título de “Amigo dos Paralímpicos” e entregue comenda pela contribuição dada ao desenvolvimento do desporto paralímpico em Rondônia.

O secretário chefe da Casa Civil, Emerson Castro, representando o governador Confúcio Moura, foi um dos homenageados. Ele recebeu a honraria das mãos da campeã de bocha Suelen Condori, e entregou também título ao atleta Gabriel Castelo Branco em nome de todos os outros associados ao Rondônia Clube.

No discurso, Emerson Castro citou a frase mais conhecida de Arquimedes (“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo”) para explicar que o ponto de apoio é a família e a alavanca representa o esforço, a vontade de fazer e vencer.

“Sem essa vontade pessoal, não se chega a lugar algum,” disse ele. Emerson recorreu ainda, para dar exemplos de superação, a alguns dos maiores expoentes da história, entre eles Machado de Assis, de origem humilde, filho de um mulato com uma portuguesa, que, por ser negro, foi vítima de racismo, mas venceu as dificuldades e se tornou um notável escritor, poeta, jornalista e dramaturgo.

O vitorioso, segundo o secretário, é aquele que busca, com o esforço próprio, os seus objetivos. “E é isso que estamos vendo aqui hoje, exemplos e mais exemplos de superação.” Ele ressaltou que nesse pilar, de esforço pela reabilitação, estão os pais, essencialmente a figura materna. “Por isso rendo as minhas mais sinceras homenagens e as homenagens também do governador Confúcio Moura a todas as mãe e a todas as famílias empenhadas nesse projeto inclusivo,” disse, recebendo aplausos dos presentes.

Ainda da esfera governamental, receberam homenagens o chefe de gabinete da Governadoria, Waldemar Albuquerque, e o vice-governador Airton Gurgacz, que foi representado pela chefe de gabinete do Detran, Adriana Porto. “Esses atletas nos ensinam que todos nós podemos superar obstáculos e, nessa vitória, quem mais ganha é a sociedade,” disse Waldemar, enaltecendo a dedicação e o amor da entidade neste trabalho. Entre os agraciados também estava o presidente do Ferroviário, Horácio Guedes.

Muita emoção

Um dos maiores atletas paralímpicos do mundo é de Rondônia. Recordista mundial de medalhas de ouro, prata e bronze, goleiro da seleção brasileira sub-21 de futebol de sete, primeiro do planeta em salto à distância, Matheus Evangelista, hoje com 20 anos, nasceu com paralisia cerebral e começou a dar a volta por cima quando conheceu o presidente da Rondônia Clube, Sílvio Roberto. Começava ali uma parceria vitoriosa no esporte.

Matheus não para de vencer. Recentemente, ele estabeleceu um novo recorde das Américas na prova de 100 metros rasos com o incrível tempo de 00:11.6. Impedido de participar da festa de quinta-feira, pois está em São Bernardo-SP treinando e à disposição do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ele mandou um vídeo, felicitando Sílvio Roberto pelo evento e por ter se tornado um atleta de sucesso graças ao professor. Sílvio não conteve as lágrimas, emocionando também a todos os presentes.

A entidade

A ONG Rondônia Clube, fundada há onze anos e presidida desde então pelo professor de educação física Sílvio Roberto, estabelece políticas sociais para o enfrentamento da deficiência física. Oferece aos associados escolinhas de iniciação esportiva em futebol de sete e para paralisados cerebrais, natação para pessoas com vários tipos de deficiência.

E ainda atletismo para amputados, paraplégicos e deficientes visuais e mentais; bocha para paralisados cerebrais, vôlei paraolímpico para amputados e vitimados pela poliomielite e também dança em cadeira de rodas, atendendo pessoas com paraplegia, tetraplegia e lesão medular.

Fonte

Texto: Decom

Fotos: Ésio Mende

Decom - Governo de Rondônia

© 2017 Rádio Caiari 1430 AM - Há 50 anos no coração da gente! | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:Agência Expression | Criação e Desenvolvimento de sites e lojas virtuais