Rádio Caiari 1430 AM

notícias

01/12/2015

Paraatletas de Rondônia conquistam 19 medalhas nas paralimpíadas Escolares de Natal; foram 4 ouro, 9 prata e 6 bronze

Paraatletas de Rondônia conquistaram 19 medalhas nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras realizadas em Natal no Rio Grande do Norte no período de 23 a 28 deste mês. Foram quatro medalhas de ouro, nove de prata e seis de bronze. Os atletas ultrapassaram os próprios limites subindo ao pódio mais vezes do que a própria delegação esperava.

O gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar da Secretaria de Educação (Seduc), e chefe da delegação de Rondônia, Ítalo Aguiar, disse que as paralimpíadas é um evento muito especial, onde o aluno portador de necessidades especiais é incluído na sociedade por meio das práticas esportivas. “Rondônia foi a 11ª maior delegação das paralimpíadas com 48 pessoas, sendo 24 paraatletas que conquistaram resultados bastante expressivos”, destacou.

Ítalo Aguiar também ressaltou o apoio do governo do estado que esta trabalhando em parceria com o Rondônia Clube Paralimpico (RCP) e com a Federação Paralimpica de Rondônia que vem fazendo um trabalho sério com esses atletas e os resultados aparecem nas competições. Desde 2012 o governo do estado assumiu a responsabilidade de levar a delegação para participar dos jogos da etapa nacional.

“Paralelamente a essa parceria o estado por meio da Seduc iniciou-se um trabalho de estruturação da etapa estadual em parceria com a Federação Paralimpica onde foram implantados a bocha adaptada, natação através da classificação e estamos melhorando a cada dia o atletismo e o tênis de mesa”. Afirmou Aguiar.

O coordenador de Esporte Escolar da Seduc, Expedito Pereira Santana, disse que é a primeira vez que participa de forma presencial dos Jogos Escolares Paralímpicos e que esteve juntamente com o chefe da delegação de Rondônia, Ítalo Aguiar, reunido com o diretor-geral dos Jogos Escolares Paralímpicos, professor Ramon Pereira de Souza. A reunião foi muito proveitosa, pois foram discutidos vários métodos para serem inseridos nos jogos escolares dentro do estado de Rondônia.

Um dos assuntos abordados na reunião foi à classificação dos paraatletas nos jogos da fase estadual. “Toda nossa clientela estudantil vai sair dos jogos estaduais com a classificação para os jogos nacionais”, afirmou Expedito Santana. O Comitê Paralimpico se comprometeu que irá disponibilizar profissionais para fazer a classificação e também para ministrar cursos para qualificar profissionais de Rondônia para que possam estar inseridos dentro dos jogos paralimpícos da fase nacional. A intenção segundo o coordenador de Esportes da Seduc é trabalhar a parte técnica para criar um regulamento mais condizente com a realidade do estado.

Relação de atletas que conquistaram medalhas:

- Hélio Duarte, classe F/T-36 conquistou duas medalhas de ouro no salto a distância e nos 100 metros rasos.

- Gabriel Castelo Branco, classe F/T – 20 conquistou três medalhas uma de ouro nono lançamento de dardo e duas de prata no salto a distância e nos 100 metros rasos.

- Wiuguiner Emílio Costa Félix - conquistou duas medalhas uma de ouro na categoria arremesso de peso e uma de prata no lançamento de dardo. classe F/T- 46

- Hélio Duarte dos Santos Filho – duas medalhas uma de ouro no lançamento de dardo e outra de prata no arremesso de peso na classe F/T- 36

– Jonas Augusto Viana, classe D.I (Deficiência Intelectual) e Marlisson Abadias Brito D.F (Deficiência Física), conquistaram medalha de bronze no tênis de mesa nas categorias equipe e em dupla na faixa etária de 12 a 14 anos.

- Lucas Rafael Tertuliano, classe F/T – 37 conquistou duas medalhas de prata nos mil e quinhentos metros.

– Iara Mendes, classe F/T – 35 conquistou duas medalhas de prata na prova de arremesso de peso e no lançamento de dardo.

– Ludmila Natielly Meireles da Costa, classe F/T – 37 conquistou duas medalhas uma de prata na prova de arremesso de peso e uma de bronze no lançamento de dardo.

-Ruryelen Danin Sousa – medalha de bronze no lançamento de dardo.

Fonte

Texto: Eleni Caetano

Fotos: Eleni Caetano

Secom - Governo de Rondônia

© 2017 Rádio Caiari 1430 AM - Há 50 anos no coração da gente! | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:Agência Expression | Criação e Desenvolvimento de sites e lojas virtuais