Rádio Caiari 1430 AM

notícias

12/02/2017

Governo inaugura Centro de Ressocialização em Machadinho do Oeste com a proposta de torná-lo referência nacional

O governo de Rondônia inaugurou nesta sexta-feira (10) o Centro de Ressocialização Machadinho do Oeste com a missão de transformar a unidade prisional em modelo nacional. Pela proposta, os apenados deverão se ocupar com trabalhos de marcenaria e ser oportunizados na formação escolar.

O governador Confúcio Moura atribuiu ao diretor Edson Velten Filho as tarefas de acolher os detentos com mais humanidade, de aparelhar o local para que os apenados desempenhem funções na recuperação e fabricação de mobiliário para as escolas estaduais e implantar ensino regular, por meio de parcerias, para que os apenados estudem e se formem.

“Não precisaríamos construir presídios se houvesse mais investimento na educação”, disse o governador Confúcio Moura, referindo-se à aplicação dos investimentos na área educacional em gestões governamentais passadas.

O governador destacou que o modelo das prisões brasileiras ainda é arcaico e remete ao exemplo do século 19, com ambientes superlotados e tratamento desumano aos apenados. “Para conhecer mais sobre presídios, bastam ler Castro Alves, Camões e Graciliano Ramos”, sugeriu.

“Felizmente mantemos o sistema em bom funcionamento se comparar com os momentos críticos em que vivem outros estados brasileiros. Houve a necessidade da construção deste Centro de Ressocialização”, declarou o secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha.

O sistema prisional de Rondônia conta com oito novos centros para atender à demanda de adolescentes em conflito com a lei e adultos condenados pela Justiça. Dados da Sejus revelam que atualmente são mais de 11 mil pessoas presas no estado.

O Centro de Ressocialização inaugurado tem capacidade para abrigar 147 detentos em celas coletivas e individuais. Da cadeia pública de Machadinho do Oeste, 90 presos serão transferidos na próxima semana para o novo ambiente. O governo estadual investiu mais de R$ 10 milhões na estrutura. O evento inaugural foi prestigiado por autoridades estaduais, federais e municipais.

Fonte

Texto: Paulo Sérgio

Fotos: Ésio Mendes

Secom - Governo de Rondônia

© 2017 Rádio Caiari 1430 AM - Há 50 anos no coração da gente! | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:Agência Expression | Criação e Desenvolvimento de sites e lojas virtuais