Rádio Caiari 1430 AM

notícias

17/02/2017

Apresentado ao Papa 2º Congresso internacional das grandes cidades

Cidade do Vaticano (RV) - O Rio de Janeiro acolherá, de 13 a 15 de julho próximo, o II Congresso internacional das grandes cidades dedicado à “Laudato si”, Carta encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum.

O programa do evento foi apresentado ao Pontífice esta quinta-feira (16/02), em audiência privada, pelo arcebispo emérito de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, organizador do primeiro encontro realizado em maio e novembro de 2014 na cidade espanhola.

Atenção do Papa pela pastoral urbana

O purpurado afirmou que o Papa tem grande interesse pelo tema da pastoral nas cidades desde quando era arcebispo de Buenos Aires. “Desde então o Cardeal Bergoglio manifestara a preocupação da Igreja com as grandes concentrações urbanas”, lê-se no comunicado da Arquidiocese de Barcelona.

Efetivamente, em seu discurso aos participantes do I Congresso o Santo Padre acenara as dificuldades que, como arcebispo de uma megalópole como Buenos Aires, teve que enfrentar e na ocasião convidou os bispos a aprofundar “desafios e possíveis horizontes de uma pastoral urbana”.

Entre esses: uma “pastoral evangelizadora audaz e sem temores”, o “diálogo com realidades multiculturais”, a força da “religiosidade popular” e a atenção “aos pobres, aos excluídos, aos descartados”.

Em questão, a água, poluição e resíduos

O próximo Congresso, que será “estritamente dedicado ao mundo latino-americano”, concentrará seus trabalhos nos ensinamentos do Papa Francisco sobre ecologia, à luz da encíclica “Laudato si”.

Os pronunciamentos sobre ecologia por parte de especialistas do mundo inteiro, líderes religiosos, reitores de prestigiosas universidade e prefeitos de grandes cidades servirão de base para os debates que serão feitos em mesas-redondas e simpósios.

As reflexões serão feitas a partir de três temas ecológicos: o problema da água, as questões relacionadas à poluição dos grandes conglomerados urbanos e a gestão dos resíduos e detritos.

O Congresso é promovido pela fundação “Antoni Gaudí para as Grandes Cidades”, presidida pelo próprio Cardeal Sistach, com a colaboração do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. (RL)

© 2017 Rádio Caiari 1430 AM - Há 50 anos no coração da gente! | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:Agência Expression | Criação e Desenvolvimento de sites e lojas virtuais