loOgo.png
Foto: BBC News

Risco de AVC pode estar associado à circunferência da cintura

O volume da circunferência abdominal está intrinsecamente relacionado ao maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e hemorragia cerebral. É o que aponta estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A enfermidade também é conhecida como derrame e trata-se da consequência da alteração de fluxo sanguíneo no cérebro. 
Segundo o neurocirurgião e especialista em AVC, Victor Hugo Espíndola, essa relação é um fato e, para evitar maiores complicações, os pacientes precisam mudar alguns hábitos que envolvem, principalmente, boa alimentação e prática de exercícios físicos. 

“Os pacientes que têm um aumento da da cintura abdominal são os pacientes obesos e principalmente são pacientes que tem o aumento da gordura visceral, que sabemos que é o tipo de obesidade mais grave e que propicia o aumento do risco de AVC. A gente sabe que tem essa ligação porque a obesidade é um dos principais fatores de risco do AVC porque na grande maioria das vezes além de ter problema de colesterol associado ela é acompanhada de outras doenças como a hipertensão arterial e o diabetes, que são os dois principais riscos do AVC isquêmico e também do AVC hemorrágico.”

Fabrícia Chacon, de 44 anos, é moradora de Brasília e analista de sistemas. Em julho de 2017, ela foi diagnosticada com Síndrome Anti-fosfolípide, o que causa formação de coágulos sanguíneos. Para ela, foi um momento delicado. 

“Eu estava no trabalho, comecei a passar mal, minha pressão começou a subir e eu comecei a suar. Liguei pro meu marido, ele me levou para o hospital. Lá, já não conseguia ficar em pé. Minhas pernas já não respondiam e eu tive muita dificuldade na fala. Então eu fui pra UTI e fiz um trabalho com uma fonoaudióloga para poder desenrolar a língua.”

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas e sinais de AVC são fortes dores de cabeça, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos; fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo; dificuldade ou incapacidade de se movimentar; entre outros.

Fonte: Agencia 61

  • Rádio Caiari
  • Avenida Nações Unidas, 605
  • Bairro Nossa Senhora das Graças
    Porto Velho, Rondônia
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE