A vacina dTpa adulto é obrigatória como rotina para todas as gestantes. Ela é responsável por conferir proteção contra doenças potencialmente perigosas, permitindo que a gestante transmita anticorpos para o feto e que a criança já nasça protegida.
VACINA DTPA: PARA QUE SERVE?
A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa, é um imunizante inativado, ou seja, não tem como causar a doença. Sua função é proteger a mãe da difteria, tétano e coqueluche, assim como fornecer imunização passiva para o bebê que ainda está no útero.
QUEM DEVE TOMAR A VACINA DTPA?
O imunizante é indicado nas seguintes situações:
- Reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos;
- Gestantes;
- Todas os indivíduos que convivem com crianças menores de 2 anos, principalmente bebês com menos de 1 ano de vida.
QUANDO A GESTANTE DEVE TOMAR A DTPA?
Gestantes devem receber uma dose de dTpa a cada gravidez, a partir da 20ª semana, de modo a conferir imunização passiva para tétano e coqueluche ao feto e ao recém-nascido.
Mulheres não vacinadas durante a gestação devem tomar uma dose após o parto o mais rápido possível, idealmente ainda na maternidade.
QUANTAS DOSES TOMAR?
Os reforços podem ser realizados aos 4-5 anos de idade, em adolescentes, adultos e idosos. Em crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, indica-se uma dose de dTpa e mais duas doses da dT.
Para gestantes, recomenda-se uma dose de dTpa a cada gestação.
A VACINA DTPA É SEGURA? PODE DAR REAÇÕES?
A dTpa é uma vacina extremamente segura para a mãe e para o bebê mas, assim como todas as vacinas, pode causar algumas reações, que costumam passar rápido, como:
- Irritabilidade;
- Sonolência;
- Dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação;
- Fadiga.
Reações menos comuns incluem:
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Diarreia;
- Vômito;
- Febre.
Fonte: Alta Diagnósticos – Revisão: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Infectopediatria e Médica consultora em vacinas da Dasa