A Paróquia São José Operário, localizada na zona sul de Porto Velho, promoveu, nessa quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, um dia de oração, formação missionária e celebração de Corpus Christi. O evento ocorreu no Colégio Eduardo de Lima e Silva e reuniu dezenas de fiéis da comunidade.
Pela manhã, muita animação e reflexões sobre a passagem bíblica dos discípulos de Emaús, com trabalhos em grupo, incentivando a partilha criativa de ideias e experiências.
Após um almoço compartilhado, o grupo participou de apresentações sobre as visitas missionárias que serão realizadas na Paróquia, a partir de setembro. Essa missão se estenderá até novembro e tem como objetivo anunciar Jesus Cristo e fortalecer os laços com a comunidade.
“Para mim, é uma oportunidade de reunir a comunidade, compartilhar e, principalmente, transmitir o conteúdo do evangelho que menciona: caminhar com Jesus, nem sempre significa que vamos reconhecê-lo, mas precisamos convidá-lo a permanecer conosco e entrar em nossas vidas”, destacou Paulo Timóteo, da comunidade Bom Pastor. Ele acrescentou que quando nos distanciamos de Jesus, nossa caminhada perde o seu propósito.
A tarde, os participantes foram convidados a conhecer à Vila Princesa, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos e participar de uma breve palestra.
Em seguida, todos participaram da Missa solene de Corpus Christi, na qual o presidente da celebração enfatizou o encontro dos Discípulos de Emaús.
“Possamos como os discípulos de Emaús, voltar a Jerusalém e testemunhar a nossa fé. Jesus nos convida a viver ao redor de sua mesa”, reafirma padre Filip Jacques, dando ênfase a um dos trabalhos realizado na Vila Princesa desde 2016, quando o projeto “Aprender a Ser” teve início.
Após a missa, os fiéis realizaram uma carreata para abençoar as famílias da Vila Princesa.
A festa de Corpus Christi foi concluída com a bênção do Santíssimo Sacramento, na comunidade de São José Operário.
Colaboração de texto e foto: irmã Egnalda Rocha