O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama, realiza neste sábado a doação de cerca de 3 mil mudas de essências nativas e frutíferas para a população de Porto Velho, através do Prevfogo.
A ação ocorre em frente à superintendência estadual, na Av. Jorge Teixeira 3559 – Costa e Silva, e tem início a partir das 08h da manhã – e os interessados podem se dirigir para a retirada das variedades de interesse para o plantio.
“Além do trabalho direto no combate aos sinistros, os brigadistas realizam o serviço de coleta de sementes e o plantio dessas essências que são distribuídas depois para as comunidades onde atuam as brigadas, garantindo a recuperação de áreas que sofreram com as queimadas e degradadas e como forma de colaborar num meio ambiente equilibrado para todos” – declara o chefe da divisão de fiscalização (Difis) em Rondônia – Flávio Queiroz.
Só na Base Operacional de Machadinho D’oeste, que fornece a remessa de mudas, foram produzidas mais de 42 mil unidades, entre as espécies: Jatobá, Cerejeira, Mogno, Cumaru, Cacau, Aroeira, Caju, Cacau nativo, Boliviano, Maracujá, Mirindiba, Itajubá, Ipê de Jardim, Açaí, Ingá e Angelim Saia.
Resposta aos Incêndios Florestais
Neste ano as queimadas atingiram um quantitativo elevado comparando-se os dados aos anos anteriores, a fumaça encobriu o céu e deixou a qualidade do ar atingir péssimos níveis, chegando até a classificação de “Perigoso” pela Fundação IQAir, que faz o monitoramento desses níveis.
O trabalho de combate a grande parte desses incêndios se deu através das brigadas que atuaram diuturnamente no combate às chamas e aos focos de calor, que foram sendo controlados gradualmente. Apenas com a chegada das chuvas, foi possível garantir uma melhor eficácia das ações.
O Prevfogo é um centro especializado dentro da estrutura do Ibama, encarregado da política de prevenção e combate aos incêndios florestais no território nacional. E o trabalho de distribuição de mudas é uma parte significativa desse trabalho, pois além da recuperação, garante uma excelente oportunidade de orientar a população sobre os perigos das queimadas.
Fonte: Rondoniaovivo via assessoria