Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, iniciou a “Operação Inverno 2025” em todo o município, e as ações se estenderão até o início de junho deste ano.
A equipe também montou uma cartilha que vai ficar disponível no site da Defesa Civil. A publicação traz informações sobre qual procedimento o cidadão deve seguir se estiver no carro, em casa, na rua, quando houver raios e vendaval.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti Cavalcanti, em Porto Velho serão intensificadas ações preventivas, de preparação, de resposta e recuperativas, visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, haja vista que os eventos mais comuns desse período são: inundações, alagamentos, deslizamentos de terra, vítimas de raios, vítimas de choque elétrico zona rural, vítimas de vendavais, e prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento, saúde e atendimento social).
COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO INVERNO
As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos volumes pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, desde Nova Califórnia/ Extrema até baixo Madeira, visando a remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.
O objetivo é otimizar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu), equipes de Gerências da Defesa Civil do município, Brigadas e a própria comunidade.
CONTATOS EM CASO DE EMERGÊNCIA
Em caso de necessidade, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e (69) 98473-2112 ou os demais órgãos competentes como Polícia Militar (190), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: SMC Prefeitura/PVH