Porto Velho, 21 de outubro de 2019
Home > Boletim 103,1 > Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Dnit vistoria andamento das obras de Termo de Compromisso assinado com Porto Público de Porto Velho

Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Dnit vistoria andamento das obras de Termo de Compromisso assinado com Porto Público de Porto Velho

A diretora de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Karoline Brasileiro Quirino Lemos, visitou, na tarde de quinta-feira (18), as instalações do Porto Público de Porto Velho para conhecer as obras de infraestrutura portuária em andamento e etapas de execução do Termo de Compromisso, firmado entre o governo federal e o Estado de Rondônia, visando a modernização do Porto.

A equipe do Dnit, composta ainda pelo engenheiro civil, André Cardoso Bernardes, e pelas técnicas, Ellen Ramos e Taiza Reis Dantas de Serdi, foi recepcionada pela diretoria executiva da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) e técnicos da empresa pública.

“Nosso primeiro objetivo é conhecer as instalações do Porto e seu corpo técnico, para entender como estão as etapas do plano de trabalho do Termo de Compromisso. Verificar o que já foi concluído e o status das obras em andamento a fim de integrar a informação. Os portos estão vinculados à Secretaria Nacional de Portos, sendo que o Dnit é o braço executor para tocar e fiscalizar as obras”, afirmou a diretora Karoline Quirino.

O presidente da Soph, Amadeu Hermes Santos da Cruz, enalteceu a importância da construção de um diálogo direto com os órgãos federais do segmento portuário. “A visita da diretora de Infraestrutura Aquaviária do Dnit ao porto possibilita expormos um panorama real das obras de modernização e adequação da capacidade do Porto e uma maior visibilidade dos projetos em andamento”.

Durante a visita, o engenheiro da Soph, Flávio Renan Marcolino, apresentou todas as etapas de execução do TC, desde a elaboração de projetos, aquisições de equipamentos e as obras em andamento. Em destaque as obras da sede administrativa e do armazém de cargas. Pontuou sobre a necessidade da efetivação da reforma e ampliação do cais flutuante. “E uma das maiores prioridades do Porto, bem como a pavimentação do poligonal portuário, obras que estão no status de ‘aguardo’ para completar o planejamento estratégico definido anos atrás”, acrescentou.

TERMO DE COMPROMISSO

O Termo de Compromisso nº 003/2014 da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), com interveniência do governo do Estado, e a Secretaria Nacional de Portos, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), na ordem de R$ 22 milhões, contemplou na primeira etapa: a aquisição de uma pá carregadeira, três empilhadeiras, um caminhão caçamba e reformou as instalações de um armazém com capacidade para mil toneladas.

Em dezembro de 2017 foram entregues dois conjuntos de rampas flutuantes que substituíram as atuais, utilizadas por mais de 30 anos, recebidas a título de doação do Porto de Santos na década de 80. O investimento na aquisição das rampas foi de R$ 5 milhões.

O mesmo convênio contemplou ainda a aquisição de duas novas balanças rodoviárias que estão em fase de instalação no poligonal.

Os investimentos também contemplam a construção de um novo armazém de cargas que servirá de recinto alfandegado, atendendo às determinações da Receita Federal e a construção de uma sede administrativa fora da área de operação, permitindo que a atual sede seja disponibilizada para arrendamento para futuras operações portuárias.

Fonte:
Texto: Antônia Nascimento e Rafaela Schuindt
Fotos: Clênio Mello e Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *