terça-feira, janeiro 28, 2020
Home > Boletim 103,1 > Sociedade adere ao Passeio Ciclístico do Detran em prol de um trânsito mais seguro

Sociedade adere ao Passeio Ciclístico do Detran em prol de um trânsito mais seguro

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou, neste domingo (1) em Porto Velho, o Passeio Ciclístico que contou com a participação da sociedade e atingiu o objetivo de conscientizar a população para um trânsito mais seguro e humanizado. A ação educativa faz parte das atividades em comemoração alusiva à Semana Nacional de Trânsito que acontece em todo o país no período de 18 a 25 deste mês.

O “Passeio Ciclístico” saiu da Praça das Três Caixas D’Água, na Avenida Carlos Gomes, região central da cidade, e percorreu 6,6 quilômetros, passando pelas vias Rogério Werber, Pinheiro Machado, Elias Gorayeb e Rodovia 319, até o Espaço Alternativo.

O diretor geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, que também fez questão de fazer o percurso pedalando, falou sobre a importância desse tipo de atividade, destacando que a educação de forma geral é a base de tudo.

A diretora adjunta, Benedita Oliveira, também destacou a importância da sociedade nas ações educativas do Detran. “O trânsito é formado por pessoas, seja na condição de pedestre, ciclista ou conduzindo um veiculo automotor”. Ela também elogiou a participação das mulheres do grupo “Pedal Rosa”, criado em 2010, e que estavam participando do “Passeio Ciclístico”, todas vestidas e equipadas conforme determina a legislação. Benedita Oliveira, também destacou a participação da Federação de Ciclismo de Rondônia.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudiene Dias, disse que em virtude da Semana Nacional de Trânsito, que acontece no período de 18 a 25 de setembro, as ações educativas serão intensificadas neste mês e contará com parcerias com outras instituições com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), entre outros órgãos ligados ao setor.

No Espaço Alternativo, o Detran realizou atividades educativas lúdicas para crianças e adultos, e contou com sorteios de brindes e materiais de proteção e bicicletas para as pessoas que participarem das atividades. E para as crianças que participaram das atividades do espaço kids, que além de se divertirem ainda ganharam prêmios, inclusive bicicleta.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. O Detran de Rondônia tem trabalhado para reduzir os índices de acidentes, feridos e mortos no trânsito, os dados estatísticos comprovam a redução.

Em 2013 Rondônia registrou 1.253 acidentes de trânsito com vítimas envolvendo ciclistas. Em 2017 o número caiu para 670 acidentes, uma redução de 47%.

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano/Edie Cruz
Secom – Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *