Porto Velho, 15 de dezembro de 2019
Home > Formação > Bispos lançam alarme contra legalização do aborto e do casamento gay na Irlanda do Norte

Bispos lançam alarme contra legalização do aborto e do casamento gay na Irlanda do Norte

Em 9 de julho, a Câmara dos Comuns britânica aprovou por larga maioria duas emendas que querem legalizar o aborto e os casamentos homossexuais na Irlanda do Norte. Para os bispos, a decisão ameaça de forma imprudente o direito fundamental dos cidadãos e a devolução do Acordo da Sexta-feira Santa de 1998 pela paz na Irlanda do Norte.

Lisa Zengarini – Cidade do Vaticano

As emendas em questão foram incluídas no Northern Ireland Executive Formation Bill (Projeto de Formação do Executivo da Irlanda do Norte), o projeto de lei que visa trazer de volta o funcionamento do governo descentralizado da Irlanda do Norte, que está sem Executivo há mais de dois anos e meio devido a uma séria divisão entre os dois principais partidos da coalizão majoritária, o Partido Democrático Unionista (Dup) e o Sinn Féin, que não conseguiram chegar a um acordo após as últimas eleições.  Por isso, a intervenção de Londres.

Apelo ao Governo de Londres para rever a decisão

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, os bispos irlandeses expressam “alarme” com a decisão de Westminster que, segundo eles, “ameaça  irresponsavelmente o direito fundamental dos cidadãos e a devolução do Acordo da Sexta-Feira Santa de 1998 pela paz na Irlanda do Norte”.

Por conseguinte, apelam ao Governo de Londres para que revise a decisão e os irlandeses do norte mobilizem-se em defesa dos direitos dos nascituros.

Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *