sábado, maio 25, 2019
Home > Formação > Pastoral da Juventude Nacional lança cartilha sobre o Sínodo dos Bispos para Grupos de Jovens

Pastoral da Juventude Nacional lança cartilha sobre o Sínodo dos Bispos para Grupos de Jovens

Em outubro de 2018, aconteceu a assembleia sinodal que teve como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A juventude foi o centro de reflexões da igreja católica.

Passada a assembleia sinodal, o desafio agora é tornar ação concreta o que foi discutido, refletido e rezado e posteriormente publicado no documento final.

Pensando nisto, a pastoral da juventude nacional através do Luís Duarte Vieira e Pe. Maicon Malacarne prepararam roteiros orantes partindo da metodologia do ofício divino da juventude para que os grupos de jovens reflitam sobre o Sínodo dos Bispos de 2018.

Confira na íntegra a carta de divulgação da cartilha:

Queridos/as jovens e assessores/as,

A Igreja Católica no mundo inteiro busca priorizar a evangelização da juventude. E o desejo de ser fiel e radical nessa opção levou à realização de uma atividade sinodal cujo título se denomina: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O processo Sinodal mobilizou jovens de muitos países ao longo de seu processo: aconteceram reuniões, encontros, atividades em vista da sua realização. Dentre essas atividades, destaca-se a reunião pré-sinodal com jovens representantes de todos os continentes.  E, em outubro de 2018, aconteceu a Assembleia Sinodal.

Recentemente foi publicado o documento final do Sínodo e o desafio agora é tornar vida aquilo que foi rezado, refletido e discernido. Nessa direção, a Pastoral da Juventude organizou esse subsídio. Trata-se de roteiros para oração pessoal e comunitária. Todos inspirados no documento final do Sínodo. Há um roteiro de Leitura Orante e doze roteiros para oração, a partir da metodologia do Ofício Divino da Juventude.

A Pastoral da Juventude se prepara para celebrar os seus 50 anos esse documento se torna uma grande orientação de comunhão com toda a Igreja e em atitude de sinodalidade e fidelidade ao Evangelho. Desejamos que os grupos de jovens e assessores/as possam conhecer, aprofundar e rezar essa proposta.

Que a memória dos/as mártires da caminhada, de modo especial do Pe. Gisley, e a intercessão de Maria, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, inspirem nossa doação pela vida dos/as jovens.

Luís Duarte Vieira e Pe. Maicon A. Malacarne

Fonte: Pastoral da Juventude Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *