quinta-feira, julho 9, 2020
Home > Formação > Celebrar Corpus Christi em casa: um roteiro da CNBB ajuda a rezar em família

Celebrar Corpus Christi em casa: um roteiro da CNBB ajuda a rezar em família

Com as várias realidades e restrições da pandemia no Brasil, inclusive com as procissões suspensas, a Solenidade de Corpus Christi no país não precisa perder a força do seu significado de celebrar a festa da Eucaristia. Para isso, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB está disponibilizando um roteiro com orientações para rezar com a família em casa.

Andressa Collet – Vatican News

“Como não podemos ainda ir à igreja fisicamente neste ano, devido à pandemia, ou que são do grupo de risco ou porque a igreja estará fechada, coloque na porta de sua casa ou na janela um sinal de que você é católico. Muitos padres passarão de carro com o Santíssimo, abençoando os bairros em torno de sua paróquia para que Jesus possa passar à frente e nos livrarmos dessa pandemia.”

Esse convite à manifestação pública da fé diante de casa com flores, velas ou algum símbolo eucarístico parte do arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, visto as muitas realidades vividas no Brasil por causa da emergência da Covid-19. A CNBB, por sua vez, lembrando que “celebrar a festa do Corpo do Senhor é celebrar a festa da partilha” nesta quinta-feira (11) na Solenidade de Corpus Christi, convida a um gesto solidário doando alimentos quando o carro-andor com o Santíssimo Sacramento estiver passando pelas ruas. Os produtos arrecadados pelas paróquias serão destinados aos pobres.

Roteiro para celebração de Corpus Christi

Outra indicação, além de acompanhar as transmissões ao vivo feitas em diferentes plataformas católicas, é celebrar Corpus Christi em casa. Basta se munir do roteiro da cerimônia disponibilizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

No roteiro, as orientações iniciais aconselham escolher um local adequado em casa para celebrar e rezar em família. Além disso, preparar a Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da cerimônia.

Os interessados pelo roteiro fixo podem acessar o site da CNBB e fazer o download do material. Cada família, porém, pode se adaptar à celebração conforme as necessidades. Os cantos, por exemplo, servem de sugestão e podem ser trocados, sempre levando em consideração, porém, a Solenidade de Corpus Christi.

Tapetes de Corpus Christi e o Cristo Redentor

“É um tempo muito diferente em que vivemos na história, fonte e cume de nossa vida cristã”, afirma dom Orani João Tempesta: “neste tempo de exceção, em que a nossa presença nos templos acaba não acontecendo, já celebramos de longe a Quaresma, a Semana Santa, a Páscoa e Pentecostes”. A festa da Eucaristia, feriado no Brasil, lembra o cardeal, também é marcada pela tradição de “enfeitar as ruas, praças e igrejas com o tapete de Corpus Christi, bem colorido e com temas voltado para a Igreja e a Eucaristia”.

Com as procissões suspensas no Brasil por causa da pandemia, “neste ano o Cristo Redentor, à noite, exibirá alguns desses tapetes fazendo menção ao trabalho de nosso povo. Mas tenho certeza que todos deveremos ser um belo espaço para que Cristo possa passar em nossas vidas”, finaliza o arcebispo do Rio de Janeiro.

A Solenidade no Vaticano

Já o Papa Francisco vai presidir a missa no domingo, dia 14 de junho, no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro com a presença de 50 fiéis. A celebração por ocasião de Corpus Christi começa às 9h45 no horário italiano (4h45 no horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Vatican News e comentários em português. Ao final, a exposição do Santíssimo Sacramento e a bênção eucarística concedida pelo Pontífice. Nesta quarta-feira (10), na Audiência Geral, o Papa lembrou:

“Este ano não é possível celebrar a Eucaristia com manifestações públicas, todavia podemos realizar uma “vida eucarística”.”

Fonte: Vatican News
Foto: Muitos padres irão passar de carro com o Santíssimo para abençoar as famílias nesta quinta-feira (11)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *