sábado, novembro 28, 2020
Home > Formação > “Um coração aberto ao mundo inteiro” é tema da quinta live sobre a encíclica fratelli tutti, nesta terça-feira (3)

“Um coração aberto ao mundo inteiro” é tema da quinta live sobre a encíclica fratelli tutti, nesta terça-feira (3)

Nesta terça-feira, 3 de novembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a quarta edição da live que tem aprofundado a recente encíclica do Papa Francisco, a Fratelli Tutti.

O bate papo acontece a partir das 17h, nas redes sociais da Conferência. O tema desta edição é “Um coração aberto ao mundo inteiro”.

A live será mediada pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista. Os convidados são o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação intereclesial da CNBB, dom Odelir José Magri e o secretário-executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski. A mediação será feita pelo secretário-executivo de campanhas da CNBB, padre Patrick Samuel Batista.

O quarto capítulo da encíclica Fratelli Tutti é dedicado ao “Um coração aberto ao mundo inteiro”: com as suas “vidas dilaceradas”, em fuga das guerras, perseguições, catástrofes naturais, traficantes sem escrúpulos, arrancados das suas comunidades de origem, os migrantes devem ser acolhidos, protegidos, promovidos e integrados. Neste capítulo, o Papa destaca o justo equilíbrio entre a proteção dos direitos dos cidadãos e a garantia de acolhimento e assistência aos migrantes.

“Nos países destinatários, o justo equilíbrio será entre a proteção dos direitos dos cidadãos e a garantia de acolhimento e assistência aos migrantes (38-40). Especificamente, o Papa aponta algumas “respostas indispensáveis” especialmente para aqueles que fogem de “graves crises humanitárias”: incrementar e simplificar a concessão de vistos; abrir corredores humanitários; oferecer alojamento, segurança e serviços essenciais; oferecer possibilidade de trabalho e formação; favorecer a reunificação familiar; proteger os menores; garantir a liberdade religiosa. O que é necessário acima de tudo” – lê-se no documento -, é uma legislação (go­vernance) global para as migrações que inicie projetos a longo prazo, indo além das emergências individuais, em nome de um desenvolvimento solidário de todos os povos (129-132)”.

Acompanhe a live pelas redes sociais da CNBB:

Facebook

Twitter

Youtube

Com informações: Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *