O Vatican News transmitrá desde Liturgia que precede a procissão penitencial, até a Missa com o rito da Imposição das Cinzas na Basílica de Santa Sabina no Aventino, em Roma.
Cidade do Vaticano

Nesta Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco encontra os peregrinos na Praça São Pedro para a tradicional Audiência Geral, com a catequese sobre o tema “Quaresma, entrar no deserto.”

À tarde, o Santo Padre guiará a procissão penitencial da Igreja de Santo Anselmo no Aventino até a Basílica de Santa Sabina, onde presidirá a Missa com o rito de bênção e imposição das Cinzas, no início da Quaresma. O Vatican News transmitirá com comentários em português a Liturgia na igreja dos beneditinos, seguida pela procissão e a Missa com o rito da imposição das Cinzas, a partir das 16h25, horário italiano (12h25, horário de Brasília – 15h25, horário de Portugal).
Na procissão penitencial até a Basílica de Santa Sabina, tomarão parte cardeais, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, padres dominicanos da Santa Sabina e alguns fiéis.

Segundo o antigo rito das “stationes”, isto é, “parar”, antes de iniciar a peregrinação cotidiana em atitude de louvor e oração, na Quarta-feira de Cinzas é celebrada a primeira das estações quaresmais. Os fiéis de Roma dirigem-se às diversas igrejas do Centro Histórico onde estão preservadas relíquias de muitos mártires. A celebração da Missa é precedida por uma procissão durante a qual é cantada a Ladainha dos Santos.

“O percurso das estações quaresmais, caracterizado por uma procissão penitencial – explica o padre Giuseppe Midili MIDILI, diretor do escritório litúrgico da Diocese de Roma -, expressa a tradição romana de parar em oração nos lugares onde os mártires deram a vida ou onde estão preservadas suas relíquias. A peregrinação de uma igreja para outra nos ajuda a percorrer as ruas da cidade, a redescobrir a antiga presença de nossos concidadãos na Urbe, a ler os traços de sua fé, de sua vivência eclesial, de seu desejo de ser testemunhas que eles vivem entre o povo, para ouvir seu clamor, como nos exorta a fazer o programa diocesano deste ano”.

No dia seguinte à Quarta-feira de Cinzas, quinta-feira, 27 de fevereiro, o Papa Francisco estará na Basílica de São João de Latrão para a liturgia penitencial tradicional no início da Quaresma reservada ao clero da Diocese de Roma.

Após uma meditação do cardeal vigário Angelo De Donatis, os sacerdotes irão se confessar. Também o Santo Padre escutará algumas confissões e concluirá a celebração dirigindo aos presentes algumas palavras. Ao final, ele oferecerá um subsídio para as segundas leituras do Ofício das Leituras de Quaresma.

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online
Rádio Caiari
Olá 👋
Como podemos ajudar?