/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 28 de novembro de 2021 - 19h45
Home > Notícias da Igreja > Vem, Senhor, Jesus! O Mundo precisa de ti!Mensagem de Natal de Dom Roque Paloschi

Vem, Senhor, Jesus! O Mundo precisa de ti!Mensagem de Natal de Dom Roque Paloschi

“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc 2,14).

Irmãos e irmãs, Feliz Natal!

Chegou o Natal do ano 2020, um ano totalmente atípico de tantos outros anos que já passamos. Penso que, se buscarmos na nossa memória, pode acontecer que percebamos que tenhamos vividos alguns natais anestesiados pelas luzes, enfeites, presentes, mesas fartas, fantasiando uma festa que nada tem a ver com o Natal do Senhor.

No entanto, 2020 é um ano que não nos permite viver esse Natal como qualquer outro natal. Todos os agravos que nos assolaram neste ano, com destaque para a crise sanitária da Covid-19, não nos permite viver um natal de fantasias. Como nos alegrar quando o desemprego dispara, a incerteza econômica ameaça, o clima de insegurança cresce e a saúde preocupa? É possível dizer: Feliz Natal?

Sim, é possível! Mas, viver e celebrar o Natal do Senhor em tempos de Pandemia e de crise sócio-político-religiosa só se torna possível se mergulharmos no âmago do Mistério da Encarnação de Deus e, para isso, pode nos ajudar olhar o que cada personagem bíblico dessa época nos quer ensinar.

O profeta Isaías é aquele que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança, anunciando um tempo de libertação que iria chegar através do rebento de Jessé. Esse profeta nos ensina que é em meio às dificuldades que precisamos manter a fé e a esperança.

João Batista, o precursor do Senhor, é o modelo dos que confiam em Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a elevar suas vozes no deserto dos corações fechados, chamando a humanidade a despertar do torpor desse mundo que põe preço em tudo.

Maria, a jovem Mãe grávida, a espera do Senhor, com seu sim generoso, alegre e humilde ao plano salvífico de Deus nos ensina que, assim como ela se preparou para ser a Mãe de Deus, renunciando aos seus próprios projetos pessoais, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo, permitindo que o Senhor nos converta de nossos egoísmos para fazer um natal mais generoso em tempos de pandemia.

E, por fim, o próprio Filho de Deus que surge num contexto de dominação, corrupção e violência, num contexto onde os pobres não tinham vez, nem voz. E é nessa categoria de gente que Ele, assumindo nossa condição humana, toma nossa carne, torna-se um de nós, e entra em nossa história para elevá-la a categoria de história sagrada. Jesus nos faz ser e nos ensina a sermos todos irmãos. Sem a fraternidade que Jesus Cristo nos concedeu, os nossos esforços por um mundo mais justo não têm sentido.

Portanto, se nos deixarmos iluminar pela esperança do profeta Isaías, pelo convite à conversão de João Batista e pelo sim generoso de Maria, vamos conseguir mergulhar no Mistério da encarnação de Jesus e entender que não há contexto que não possa ser redimido, iluminado e transformado.

Sim, meus irmãos e irmãs, esse é o Tempo favorável. É o Tempo que Deus nos dá para sermos nós, instrumentos de paz e reconciliação. Tempo de alegria e louvação e Tempo de acolher o amor de Deus que veio, vem e virá.

Que possamos dizer de coração para todos: Feliz Natal! E que o Salvador possa restaurar nossas vidas, nossas instituições, nossa saúde e de nosso planeta. Que o menino Deus, Rei da Paz, faça calar as armas e surgir uma nova aurora de fraternidade em todo o mundo.

Vem, Senhor, Jesus! O Mundo precisa de ti!

Dom Roque Paloschi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *