/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 7 de dezembro de 2021 - 21h32
Home > Notícias da Igreja > Arquidiocese de Porto Velho lança Brasão Arquidiocesano

Arquidiocese de Porto Velho lança Brasão Arquidiocesano

Neste sábado, 3 de julho, durante o segundo dia da Assembleia de Pastoral Arquidiocesana, foi lançado o brasão arquidiocesano.  Apesar de já possuir uma identidade visual de logo, a arquidiocese até o momento não possuía um brasão. 

Com elementos próprios da heráldica, o Brasão institucional representa a identidade e os ideais norteadores da instituição, carregando símbolos que transmitem a essência e os valores que norteiam o trabalho desta Igreja Particular. 

Elementos

O brasão é composto pelo ESCUDO que apresenta um campo em azul (blau) tendo no centro um sol em amarelo (ouro), carregado de um monograma mariano circundado de 12 estrelas de 8 raios vazio do campo. O Sol que representa Cristo, o ponto central da nossa fé e da evangelização. O Sol é carregado do monograma mariano, formado pelo entrelaçamento das letras “A” e “M” que indicam a expressão “Ave Maria”, da Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria (Lc 1,26-38), Mãe de Deus e da Igreja, nesta Arquidiocese elevada a padroeira com o título de N. Sra. Auxiliadora dos Cristãos. Circundando o monograma as 12 estrelas, além da representação bíblica das doze tribos de Israel, nos remetem aos doze apóstolos, as igrejas nascentes e, portanto, nos lembram a totalidade das comunidades da Arquidiocese de Porto Velho.

Na parte inferior do escudo, em campanha, um monte verde (sinopla) filetado, acompanhado de 3 ondas, a primeira é de  branco (prata), a segunda é do campo azul (blau), e a terceira novamente de branco (prata). Em ponta, um terraço marrom (sépia), explicitando três elementos da criação: a terra, as águas e as matas com particularidades próprias no contexto amazônico.

O escudo repousa sobre o BÁCULO PASTORAL, posto em contrabanda, e a CRUZ DE LORENA, posta em banda, tudo de marrom(sépia) que remete a madeira. Timbrando o escudo está uma MITRA de branco(prata) ornada de brocados de amarelo(ouro). Da mitra pendem duas ínfulas branca (prata) ornada de amarelo(ouro), com duas cruzes em vermelho (goles) que pendem uma para cada lado do escudo. A Cruz de Lorena representa a Sede Metropolitana enquanto a Mitra e o Báculo apresentam o múnus do Arcebispo, sucessor dos apóstolos e pastor da Arquidiocese. Abaixo do escudo, um listel branco (prata) com seu reverso de amarelo (ouro) tendo a inscrição: ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO em maiúsculas latinas em preto (sable). 

Confira aqui a descrição completa dos elementos do Brasão Arquidiocesano

Clique aqui para baixar o Brasão 

Fonte: Arquidiocese de Porto Velho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *