/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 28 de novembro de 2021 - 18h49
Home > Notícias da Igreja > CIMI REGIONAL RONDÔNIA: 40 ANOS DE COMPROMISSO COM OS POVOS INDÍGENAS

CIMI REGIONAL RONDÔNIA: 40 ANOS DE COMPROMISSO COM OS POVOS INDÍGENAS

O CIMI é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, foi fundando em 1972 que, em sua atuação missionária, conferiu um novo sentido ao trabalho da Igreja Católica junto aos povos indígenas, numa perspectiva de articulação destes povos, de sensibilização da sociedade nacional e fundamentalmente para articular ações, lutas pela garantia da terra e o direito a diversidade cultural e a sobrevivência física destes povos.

As ações do CIMI estão fundamentadas pelos seguintes princípios:

O protagonismo dos povos indígenas e o lugar do CIMI como aliado nas lutas pela garantia de seus direitos históricos. O respeito à alteridade dos povos indígenas, sua pluralidade étnico, cultural e histórica, bem como, a valorização de seus conhecimentos tradicionais.

Em sua atuação o CIMI tem como prioridade o apoio às lutas das comunidades e povos indígenas pela recuperação, demarcação e garantia das terras; o apoio às organizações e movimento indígena, que são instrumentos de luta na defesa de seus direitos; a formação compreendida como um processo integral e indispensável para as lutas dos povos indígenas.

O CIMI Regional Rondônia atua junto aos povos indígenas como regional neste estado há 40 anos. Sempre se identificou como um aliado dos povos, de suas organizações e de seus movimentos. Na sua última assembleia realizada no mês de agosto de 2019, foram reafirmados os objetivos e prioridades que nortearão os trabalhos, atividades do CIMI-RO nos próximos dois anos. Prioridades: TERRA, FORMAÇÃO: (Indígenas, Missionários e Sociedade Envolvente) e ALIANÇAS.

 Venha somar conosco nesta missão! cimipvhro@gmail.com

“A causa indígena é de todos nós.”

Galeria de Fotos e Vídeos

Fonte: Arquidiocese de Porto Velho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *