terça-feira, setembro 29, 2020
Home > Notícias da Igreja > Brasil > Assessores das comissões respondem questionário sobre o novo estatuto da CNBB

Assessores das comissões respondem questionário sobre o novo estatuto da CNBB

O Grupo de Assessores das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrou na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro, com a tarefa de responder ao questionário enviado pela CNBB para ajudar na construção de seu novo Estatuto.

A CNBB iniciou o processo de construção de um novo estatuto. A ideia é que sua estrutura e funcionamento reflitam o rosto da Igreja nos dias de hoje, reconhecendo a necessidade ser sinodal e missionária. São seis etapas que devem ser concluídas com a discussão e aprovação do texto, durante a 58ª Assembleia Geral da entidade, no próximo ano, e uma última fase, referente à aprovação do novo estatuto pela Santa Sé.

O secretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa, ressalta uma característica bonita do caminho que está sendo percorrido: “O processo bonito de muita escuta e partilha vivido nesses encontros. São exemplos concretos de Sinodalidade e Missão”, afirmou. Apontando que os assessores viveram a primeira das sete etapas programadas até a “finalização desse importante e aguardado documento para a nossa Conferência”, disse.

Sobre esse processo, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), afirmou que “a renovação estatutária é uma enorme tarefa”. Segundo ele, “o tempo urge, a pandemia nos empurrou ainda mais velozmente a pensarmos o horizonte de nosso funcionamento”.

Conheça mais detalhes sobre as etapas da renovação estatutária da CNBB aqui:

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *