sábado, novembro 28, 2020
Home > Notícias da Igreja > Brasil > Dia da Pátria: as orações no Pio Brasileiro, em Roma, por todos que sofrem com a pandemia

Dia da Pátria: as orações no Pio Brasileiro, em Roma, por todos que sofrem com a pandemia

Uma “Oração pela Pátria brasileira em tempos de pandemia”, aprovada pela CNBB, foi distribuída à comunidade para ser rezada durante a Semana na Pátria. Nesta segunda-feira, 7 de setembro, ela foi enaltecida inclusive na tradicional celebração no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, em honra aos 198 anos da independência do Brasil, e em comunhão pelas famílias que sofrem com a pandemia: “são muitos os sofrimentos. Assim, nós reunimos esses sofrimentos todos numa bonita oração, rezando por todos os nossos irmãos e irmãs”, afirmou o reitor, Padre Geraldo Maia.

Silvonei José, Andressa Collet – Vatican News

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, como de tradição no Dia da Pátria, recebeu a comunidade brasileira para celebrar os 198 anos da independência do país comemorados nesta segunda-feira, 7 de setembro. Sendo um pedacinho do Brasil em Roma, como disse João Paulo II, um grupo reduzido de religiosos, leigos e autoridades participaram de um momento de oração e ação de graças na capela do colégio, sempre respeitando as orientações das autoridades sanitárias, governamentais e eclesiais por causa da pandemia da Covid-19.

A direção do colégio chegou a divulgar um comunicado, convidando todos para que, neste ano, as orações pelo Brasil fossem feitas em casa e na comunidade. Para ser rezada durante a Semana da Pátria numa comunhão de fé e de fraternidade “pelas pessoas doentes e familiares enlutados que vivem um clima de insegurança e medo”, foi distribuída a “Oração pela Pátria brasileira em tempos de pandemia”, aprovada pela CNBB.

A oração especial pela Semana da Pátria

O Padre Geraldo dos Reis Maia, que está prestes a encerrar seu período de mais de 6 anos na direção da casa – já que em outubro chegará o novo reitor nomeado pela CNBB – conversou com Silvonei José sobre as intenções de oração pelo povo brasileiro e a celebração de 7 de setembro: “celebramos com menos gente, mas celebramos. Pudemos compor uma oração especial – que teve a aprovação da CNBB – foi divulgada para a comunidade brasileira, religiosos e religiosas, mesmo no Brasil também, várias pessoas puderam assim estar em sintonia e em oração conosco, mesmo não estando presentes aqui na nossa capela”.

“Formamos essa comunhão bonita, louvando a Deus pelos 198 anos de independência do Brasil e, ao mesmo tempo, também rezando por aqueles que têm sofrido esta pandemia: os sofrimentos são tão diferentes e diversos, pessoas que sofrem vendo entes queridos morrerem, pessoas sendo entubadas, sofrendo nos hospitais, separadas, distantes da família porque não podem viajar, apreensão, sofrimento psicológico, ansiedade; são muitos os sofrimentos. Assim nós reunimos esses sofrimentos todos numa bonita oração, rezando por todos os nossos irmãos e irmãs.”

Oração pela Pátria brasileira em tempos de pandemia

Deus, compassivo e misericordioso,
rico em bondade e em fidelidade,
lançai o vosso olhar sobre todos os vossos filhos e filhas,
o amado povo brasileiro.

Velai, Senhor, sobre os empobrecidos;
fortificai os desanimados;
iluminai os médicos e cientistas;
assisti os agentes sanitários;
concedei sabedoria aos governantes.

Nós Vos recomendamos as pessoas e famílias afetadas pela Covid-19:
aqueles que se encontram em terapia intensiva,
nas enfermarias dos hospitais e em isolamento residencial;
os que não têm acesso aos recursos de saúde e meios básicos de assistência.

Consolai, Senhor, as famílias enlutadas
que nem mesmo puderam velar os seus entes queridos.
Concedei o repouso eterno às vítimas dessa terrível pandemia.

Orientai os Vossos filhos e filhas
a serem solidários na hora do sofrimento e da dor dos semelhantes.
Em vós, Senhor, depositamos toda a nossa confiança e esperança.

Vinde, Senhor, em nosso auxílio!
Nossa Senhora Aparecida,
a quem invocamos com filial afeto,
rogai por nós que recorremos a vós.

Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *