/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 28 de novembro de 2021 - 8h24
Home > Notícias da Igreja > Brasil > Jovens E Famílias Da Periferia De Olinda (Pe) Aprendem Panificação E Confeitaria Com Projeto ‘O Pão Nosso De Cada Dia’

Jovens E Famílias Da Periferia De Olinda (Pe) Aprendem Panificação E Confeitaria Com Projeto ‘O Pão Nosso De Cada Dia’

De 14 de setembro a 6 de dezembro de 2019, foi realizado no bairro Bonsucesso, na periferia da cidade de Olinda-PE, pela Pia Sociedade de Padre Nicola Mazza, o projeto ‘O Pão Nosso de Cada Dia’, implementando com apoio de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), arrecadados na Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, no domingo de Ramos.

A realidade do bairro, segundo descreve o responsável pela ação, o padre Carlos Jerônimo Marinho, é marcada pela falta de saneamento básico, equipamentos públicos de lazer e cultura, pavimentação. Com iluminação precária, o local também apresenta alto índice de violência doméstica, tráfico de drogas e violência. Em razão disto, o projeto trabalhou como público-alvo os jovens e suas famílias, atingindo um total de 60 pessoas.

De acordo com o padre Carlos Jerônimo Marinho na primeira etapa foi oferecido um curso profissionalizante que ensinou as técnicas de panificação, confeitaria e doces finos; formação teórica e prática na produção de pães, biscoitos, bolos, tortas, roscas e doces. Os participantes também receberam formação sobre marketing para microempreendedores, superação de conflitos comunitários e formação sobre o tema da CF 2019.

Oficina de panificação do projeto ‘O pão nosso de cada dia”. Fotos: arquivo do projeto.

No segundo momento, o padre conta que foi estimulado a implantação de um grupo de produção local (uma cooperativa), como meio de geração de renda na própria comunidade, reunindo as famílias para o trabalho coletivo, ação mais difícil de ser implantada.

Também foi realizada, em parceria com a prefeitura municipal de Olinda, empresas parceiras e artistas locais, como etapa de conclusão do curso, uma feira cultural gastronômica de panificação, confeitaria e doces na praça São João Alfredo com a venda e rateio do lucro entre os participantes.

“Fizemos todo o processo observando os princípios da economia solidária”, disse o responsável pelo projeto. O padre avalia que esses conhecimentos contribuirão para o enriquecimento da vida econômica das famílias e complemento da sua renda familiar. “O projeto gerou também, a partir do segundo mês, maior integração entre os membros das comunidades que têm um histórico de conflitos”, disse.

Resultado do aprendizado: os produtos, a feira, o certificado e o sorriso no rosto. Fotos: arquivo do projeto ‘O Pão Nosso de Cada dia” financiado com recursos do FNS.

Fundo Nacionade Solidariedade

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas dos projetos, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo site: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados.  A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça, Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

Fonte: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *