/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 30 de novembro de 2021 - 21h16
Home > Notícias da Igreja > Mundo > A oração pelo fim da pandemia desta quinta-feira será na Ucrânia

A oração pelo fim da pandemia desta quinta-feira será na Ucrânia

Trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduzem a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio em uma maratona de oração com o tema: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”, para invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho. Hoje dia 27 de maio, a oração do Terço será no Santuário dedicado à Mãe de Deus, Zarvanytsia, na Ucrânia, com intenção especial pelos desempregados. A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

Ouça e compartilhe!

Ícone milagroso

A Basílica da Mãe de Deus ou “Zarvanytsia” Ucrânia, deve seu nome ao lugarejo onde foi encontrado o ícone milagroso, ao qual o culto local está ligado. O início de sua história data, segundo a tradição, ao século XIII, por volta de 1240, quando um monge que fugia da capital Kiev sitiado pelos mongóis, parou para beber água fresca em uma fonte e depois adormeceu. Em um sonho, a Mãe de Deus lhe apareceu e lhe pediu para colocar ali um ícone, que ele encontrou quando acordou.

O santuário e o mosteiro foram construídos pelo duque de Terebovlja, Vasylko, curado de uma grave doença depois de rezar diante da imagem sacra. A história do santuário é marcada por saques e destruições, mas o ícone, coroado em 1867 pelo Papa Pio IX, sempre foi salvo. Com a chegada do regime comunista e a supressão da Igreja Católica de rito bizantino, a efígie mariana permaneceu ciosamente escondida até que o santuário foi restaurado e renovado em 1991. Sujeita à destruição, com a paróquia reduzida a um armazém, quando a Ucrânia recuperou sua independência, a igreja foi reparada junto com o mosteiro dos Monges Studitas e sua capela dedicada à Natividade da Mãe de Deus. Durante os séculos, o santuário nunca deixou de ser o destino de peregrinações imponentes, nem mesmo em tempos de guerra.

João Paulo II e a oração a Nossa Senhora

Em junho de 2001, durante sua visita oficial à Ucrânia, o Papa João Paulo II rezou diante deste ícone. Na ocasião dedicou uma oração a Nossa Senhora de Zarvanytsia:

“Ó bem-aventurada Virgem Maria, Senhora de Zarvanytsia,
dou-te graças pelo dom de me encontrar na Rus’ de Kiev,
de onde foi espalhada em toda a região a luz do Evangelho.

Frente ao teu ícone miraculoso,
guardado nesta igreja de São Nicolau,
A Ti, Mãe de Deus e Mãe da Igreja,
confio a minha viagem apostólica à Ucrânia.

Santa Mãe de Deus,
estende o teu manto maternal sobre todos os cristãos
e sobre todos os homens e mulheres de boa vontade,
que vivem nesta grande Nação.

Guia-os para o teu Filho Jesus,
que é para todos caminho, verdade e vida”.

FONTE: Vatican News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *