/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 17 de setembro de 2021 - 6h33
Home > Notícias da Igreja > Mundo > Tempo da Criação: Seminário dos bispos espanhóis sobre Ecologia integral

Tempo da Criação: Seminário dos bispos espanhóis sobre Ecologia integral

“O objetivo do seminário é abrir uma linha temática sobre a Espanha rural como um desafio humano, ecológico e evangelizador, analisado sob três perspectivas: respeito e cuidado com a Criação; os valores éticos das comunidades rurais; os recursos pastorais e a espiritualidade das comunidades cristãs no contexto rural”, frisa-se. O pano de fundo das reflexões serão duas encíclicas do Papa Francisco: “Laudato si sobre o cuidado da casa comum” e “Fratelli tutti sobre a fraternidade e amizade social”

“A Espanha Rural, um desafio para a evangelização e o cuidado com a Criação”: este será o tema do Seminário de Ecologia Integral que vai se realizar em Madri nos dias 13, 20 e 27 de setembro, o mês dedicado ao Tempo da Criação.

Um desafio humano, ecológico e evangelizador

O evento é promovido pelo Departamento de Ecologia Integral, organismo que opera dentro da Subcomissão episcopal espanhola para a Ação caritativa e social, e se dirige principalmente às Comissões diocesanas que trabalham para salvaguardar a Criação; às ONGs e Instituições para o desenvolvimento rural; aos membros da Caritas e Justiça e Paz; bem como aos padres e religiosos das comunidades rurais. O curso será realizado tanto presencialmente, com um número máximo de 15 participantes, em conformidade com as normas anti-Covid, quanto on-line.

“O objetivo do seminário – lê-se numa nota – é abrir uma linha temática sobre a Espanha rural como um desafio humano, ecológico e evangelizador, analisado sob três perspectivas: respeito e cuidado com a Criação; os valores éticos das comunidades rurais; os recursos pastorais e a espiritualidade das comunidades cristãs no contexto rural.”

“Laudato si’” e “Fratelli tutti”, pano de fundo das reflexões

Estes temas serão discutidos com “especialistas, representantes de instituições eclesiais e agentes pastorais envolvidos no mundo rural”. O pano de fundo das reflexões serão duas encíclicas do Papa Francisco: “Laudato si’ sobre o cuidado da casa comum” e “Fratelli tutti sobre a fraternidade e amizade social”.

Para cada sessão de trabalho, haverá várias apresentações de 20 minutos cada, que darão lugar a um diálogo entre os especialistas e os participantes. O seminário será aberto pelo presidente da Subcomissão episcopal de Ação caritativa e social, dom Jesús Fernández, enquanto o discurso de encerramento será proferido pelo secretário geral do Episcopado espanhol, dom Luis Argüello.

Orar e agir pela proteção da casa comum

Por fim, recorda-se que o Tempo da Criação tem um caráter ecumênico e se estende de 1º de setembro a 4 de outubro, ou seja, do “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”, instituído pelo Papa Francisco em 2015, até à memória litúrgica de São Francisco de Assis, figura hagiográfica de referência para a proteção do meio ambiente. Ao longo do mês, os cristãos do mundo inteiro são convidados a orar e agir pela proteção da casa comum em todas as áreas possíveis.

Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *