domingo, março 29, 2020
Home > Notícias da Igreja > Papa > Francisco e o Conselho de Cardeais (C6), três novos dias de trabalhos

Francisco e o Conselho de Cardeais (C6), três novos dias de trabalhos

Teve início na manhã desta segunda-feira no Vaticano, com a presença do Papa Francisco, a reunião do Conselho de Cardeais (C6). As atividades prosseguirão até quarta-feira (19/02). À mesa, o estudo da nova Constituição Apostólica

Cidade do Vaticano

Os cardeais Conselheiros voltaram encontrar-se com o Papa Francisco esta segunda-feira (17/02) para a 33ª Reunião do Conselho de Cardeais. As atividades serão articuladas em três dias de trabalhos, até quarta-feira, 19.

À mesa, o esboço do documento que deverá substituir a “Pastor Bonus”, a Constituição apostólica promulgada por João Paulo II e em vigor desde 28 de junho de 1988, composta por 193 artigos, 2 Adnexum e sucessivas modificações introduzidas por Bento XVI e Francisco.

Trabalhos da reunião precedente

Nos dias 2 a 4 de dezembro passado, a 32ª reunião do C6 tinha continuado, na presença do Santo Padre, a avaliação do esboço da nova Constituição apostólica. Em particular, a atenção tinha sido dada – segundo quanto afirmado pela Sala de Imprensa da Santa Sé – em aprofundar “as relações entre a Cúria e as Conferências Episcopais” e “a presença dos fiéis leigos, homens e mulheres, nos papeis decisórios nos departamentos da Cúria e nos outros organismos da Igreja, e a estudar as bases teológico-pastorais destes aspectos”.

Sugestões sobre o texto

O comunicado dava conta da chegada à mesa do Conselho, desde setembro até poucos dias antes do início da sessão, “de algumas sugestões sobre o texto da nova Constituição Apostólica”, cuja “leitura e avaliação” prosseguiriam, indicava a nota de dezembro, na “sessão de fevereiro de 2020”.

Fonte: Vatican News
Foto: O Papa Francisco com o Conselho de Cardeais numa foto de arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *