Porto Velho, 19 de novembro de 2019
Home > Notícias > Arquidiocese de Porto Velho se prepara para o II Nortão das CEBs

Arquidiocese de Porto Velho se prepara para o II Nortão das CEBs

O II Encontrão das Comunidades Eclesiais de Base do Norte (II Nortão das CEBs) acontecerá em Porto Velho no período de 19 a 21 de julho deste ano de 2019, tendo como tema “Espiritualidade das CEBs na Amazônia” e lema “Por causa da tua Palavra” (Lc 5,5).

O tema e o lema visam a refletir sobre a gênese das CEBs na Amazônia. No princípio, no começo da caminhada, e o tempo todo, a Palavra de Deus é assumida como elemento absolutamente central na vida das comunidades, ao passo que o compromisso de encarná-la na realidade dos povos é vivido como verdadeiro horizonte da ação evangelizadora.

Na grande plenária, no domingo de manhã, dia 21/07, haverá a presença de dom Erwin Kläutler, bispo emérito da Prelazia de Xingu que vai ajudar os participantes a refletir com o tema “CEBs na Amazônia: Palavra de Deus e encarnação na realidade”. Na parte da tarde deste mesmo dia, acontecerá uma caminhada e uma celebração campal em frente à Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus para celebrar os 10 anos do 12º Intereclesial das CEBs, que aconteceu em Porto Velho em 2009.

Então, ecoou o grito da Terra e dos povos da Amazônia. Agora, as comunidades do Norte querem partilhar a sua experiência como verdadeira inspiração para novos caminhos para a evangelização e para a humanização.

São esperados representantes de todo o Norte do Brasil: animadores de comunidades, assessores e assessoras, padres, bispos e religiosos comprometidos com a caminhada das CEBs, bem como lideranças do CEBI, CPT, CIMI, indígenas, quilombolas e movimentos sociais.

Em carta, Dom Roque Paloschi faz o convite para o Encontro.

PASCOM Arquidiocese de Porto Velho.

Carta de Dom Roque na íntegra:

Estimados irmãos no episcopado, amados e amadas das Comunidades Eclesiais de Base que estão na Amazônia,

Paz e bem!

No horizonte do Sínodo para a Amazônia, em busca de novos caminhos para a evangelização e para uma ecologia integral, e nos dez anos do 12º Intereclesial, que aconteceu em Porto Velho em julho de 2009, rendemos graças ao bom Deus pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). As comunidades são expressão de uma Igreja que se aproxima do povo e se envolve com a realidade humana e ambiental da Amazônia. Assumem, ademais, a história do povo, seus sofrimentos, lutas e sonhos, celebrando e reafirmando o protagonismo de homens e mulheres, indígenas, quilombolas, jovens e tantos grupos, especialmente nos regionais da CNBB no Norte do país.

Acolhemos com alegria e esperança a decisão dos participantes do I Nortão das CEBs, realizado em agosto de 2016 em Tocantinópolis – TO, de promover encontros regulares para animar e fortalecer as comunidades da Região Norte do país. Neste espírito, comprometemo-nos a realizar o II Nortão das CEBs em Porto Velho – RO.

A Arquidiocese de Porto Velho alegra-se com a proximidade do Encontro e convida as comunidades – bispos, padres, religiosos, animadores, lideranças e assessores das CEBs, que estão na Amazônia – para participar do mesmo.

Data: 19 a 21 de julho 2019. Local: Porto Velho (RO).

Tema: Espiritualidade das CEBs na Amazônia.

 Lema: “Por causa da tua Palavra” (Lc 5,5).

Nas pegadas de Santarém (1972), desde as diretrizes “evangelização libertadora” e “encarnação na realidade”, tendo como centro a Palavra de Deus e o  compromisso de encarná-la na realidade, no horizonte do Reino, o Encontro visa fortalecer e celebrar a caminhada da Igreja, Povo de Deus,  as comunidades do Norte. Aguardamos a todos para que possamos estreitar nossos laços de fraternidade, entrelaçar nossas raízes e celebrar nossas lutas e esperanças, nesse chão da Amazônia.

Com a fé e a força de Nossa Senhora de Nazaré, cantamos louvores ao Deus da vida, que faz maravilhas nos pequenos.

Dom Roque Paloschi
Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *