terça-feira, setembro 29, 2020
Home > Notícias > Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional finaliza 2019 com cursos realizados em todo o Estado

Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional finaliza 2019 com cursos realizados em todo o Estado

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep-RO) encerra o ano 2019 com a realização de cursos de formação inicial continuada em todo estado de Rondônia e traça planejamento estratégico para 2020.

Criado em 2016, o Idep é uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc) e órgão gestor da política de educação profissional do Estado, que tem como objetivo principal ofertar a educação fundamentada de maneira humanista para formar cidadãos trabalhadores e conhecedores de seus direitos e deveres.

Foram realizados cursos voltados para o turismo em Rondônia tais como: Qualidade no Atendimento; Condutor de Turismo de Pesca; Monitor de Turismo, que percorreram por todos os municípios do Estado, alcançando as regiões mais longínquas de Rondônia. E a formação de aproximadamente 100 estudantes nos Cursos Técnicos de Agroecologia, Agronegócio e Agropecuária, realizados na Unidade Executora do Idep-RO, pelo Centro Estadual de Educação Rural (Centec-Abaitará) localizado no Município de Pimenta Bueno, onde foram realizados mais de 200 atendimentos.

De acordo com Adir Josefa de Oliveira, presidente do Idep, todas as ações realizadas em 2019 foram pautadas pelo planejamento estratégico que percorreu todas as cidades do Estado.

“Nós não podemos falar em desenvolvimento, sem falar em educação profissional, pois a oportunidade do emprego e de produzir é o que vai trazer dignidade para o cidadão do nosso Estado”, disse a presidente.

Para 2020, a presidente do Idep informou que já tem o planejamento estratégico para a execução de 12.224 mil matrículas de formação inicial e continuada, com estudos estratégicos para a expansão da educação profissional e tecnológica.

Adir Oliveira ressaltou as orientações do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, em dar mais dignidade à sociedade. “Nós precisamos pensar nos jovens que não chegam à Universidade, precisamos dar oportunidade e dignidade de desenvolvimento utilizando a nossa sociedade”, disse Oliveira.

Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Cléber Souza e Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *