sexta-feira, julho 19, 2019
Home > Notícias > Mensagem de dom Roque Paloschi sobre a solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Porto Velho

Mensagem de dom Roque Paloschi sobre a solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Porto Velho

Sempre houve uma conaturalidade entre fé cristã e veneração a Maria, a mãe de Jesus, de modo que podemos dizer, com o Papa São Paulo VI, que a devoção a Maria é um elemento qualificador da genuína piedade da Igreja (Marialis Cultus, 56).

Uma vez definido, nos primeiros séculos, o lugar de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, o povo cristão sentiu-se livre para desenvolver a sua devoção, sem comprometer o sentido mais genuíno da fé em Deus. De fato, conforme o concílio Vaticano II, “a Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de «Mãe de Deus», e sob a sua protecção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades” (Lumen Gentium, 66).

Toda santa, Maria é vista não somente como próxima de Deus e de Cristo, Nossa Senhora, mas também como próxima dos seres humanos. O povo cristão intui, com o sentido profundo da fé no Deus da vida, que lhe é característico, que Maria é a advogada do pobres, a auxiliadora dos cristãos, uma mulher do povo, que conheceu, como o povo, o sofrimento e a opressão. Na ternura de Maria, o povo tem buscado sempre “o grande sinal de rosto maternal e misericordioso, da proximidade do Pai e de Cristo” (Doc. de Puebla, 282).

É neste espírito que queremos celebrar a solenidade da padroeira de nossa Arquidiocese de Porto Velho. Com a Novena na Catedral Sagrado Coração de Jesus, que tem como tema “Com a mãe Auxiliadora, por nenhum direito a menos” e lema “Serás libertado pelo direito e a justiça” (Is 1,27), e com o Tríduo nas paróquias, que sugerimos,  preparamo-nos para a grande celebração no dia 24 de maio.

Com a fé e a força de Nossa Senhora Auxiliadora, cantemos louvores a Deus, que faz maravilhas nos pequenos.

Dom Roque Paloschi
Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *