Porto Velho, 21 de outubro de 2019
Home > Boletim 103,1 > Sesau capacita equipes de saúde da família para abordagem e tratamento do tabagismo no SUS

Sesau capacita equipes de saúde da família para abordagem e tratamento do tabagismo no SUS

De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde em 2011, no estado de Rondônia, 17% da população era fumante. Em 2017 esse número caiu para 8,3%. Dados que refletem de forma positiva o trabalho realizado pelos profissionais imbuídos no processo de conscientização para cessar o hábito de fumar.

O Núcleo de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou na quinta-feira (25), com duração de dois dias, o curso de “Qualificação dos Profissionais da Atenção Básica” para 100% das equipes de estratégia de saúde da família do município de Porto Velho para abordagem e tratamento dos tabagismo na atenção primária.

De acordo com Cremilda Queiroz, Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, o curso faz parte do programa de implantação de ambiente 100% livre de fumo, através da capacitação dos profissionais, e, também, do tratamento medicamentoso, se preciso for.

“O tratamento é baseado na mudança de comportamento, primeiramente. Quando observamos que ele não consegue mudar este comportamento, após as quatro sessões, então entramos com o medicamento que pode ser, por exemplo, o uso de adesivos para reposição de nicotina”, explicou a coordenadora.

Os temas são baseados na atuação de como abordar o tabagista quando ele procura uma unidade de saúde em busca de ajuda. Essa abordagem não visa apenas a parada do fumo, mas, principalmente, a manutenção da abstinência. Além do desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras da recaída de forma humanizada.

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *