/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 17 de outubro de 2021 - 11h07
Home > Notícias > Arquidiocese de Porto Velho apresenta Brasão do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano

Arquidiocese de Porto Velho apresenta Brasão do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano

O tribunal eclesiástico interdiocesano, com sede em Porto Velho, abrange as dioceses de Cruzeiro do Sul – AC, Jí-Paraná – RO, Guajará-Mirim – RO, Humaitá – AM, Prelazia de Lábrea – AM, Arquidiocese de Porto Velho – RO e como segunda instância do tribunal eclesiástico da Diocese de Rio Branco – AC.

O brasão tem por missão dentro da Heráldica mostrar os valores principais defendidos pela instituição. Este é apresentado em duas partes, contendo na primeira elementos próprios da Igreja particular onde está sediado o Tribunal Interdiocesano, e na segunda parte visualizamos elementos próprios do direito e do múnus pontifício.

Escudo partido, no I as armas da Arquidiocese de Porto Velho, que é: campo de blau(azul) tendo um sol d’ouro(amarelo) carregado de um monograma mariano circundado de 12 estrelas de 8 raios vazio do campo. Em campanha, um monte de sinopla(verde) filetado de prata, acompanhado de 3 ondas, a primeira é de prata(branco), a segunda é do campo, e a terceira novamente de prata(branco). Em ponta, um terraço de sépia(marrom).

No II, blau(azul), uma balança, onde sua haste central é em formato de uma chave de duplo código. Tudo de ouro. O escudo repousa sobre a cruz de Lorena. Listel em prata(branco), reverso de blau(azul), com a inscrição JUSTIÇA E MISERICÓRDIA em maiúsculas latinas de sable(preto).

Elementos

  • Cruz de Lorena ou Patriarcal: Sede Metropolitana; É importante ressaltar que o tribunal é parte integrante do organismo Arquidiocesano, portanto, deve-se usar uma cruz de dupla haste.
  • balança, utensílio de origem caldéia, simboliza a justiça, a equivalência, o direito, o equilíbrio, a prudência e o comportamento correto. O termo balança, do latim, é formado pelas palavras bis (dois) e linx (prato) que significa “instrumento de dois pratos”.
  • chave com duplo código é um referência as Chaves Petrinas, símbolo do Papa. Chaves Petrinas representam a potestade de ligar e desligar na Terra e no Céu, dada por Jesus Cristo a São Pedro, símbolo extraído de afirmação de Jesus ao Apóstolo Pedro, no Evangelho de Mateus, 16,19. No Brasão do tribunal temos uma mesma chave que descende como a sucessão apostólica, das chaves de São Pedro. Assim, é em nome de Cristo e com o poder das chaves que se tem o múnus (de ensinar [docente], de governar [regente] e de santificar [santificante].

Confira aqui a descrição completa dos elementos do Brasão 

Clique aqui para baixar o Brasão

Fonte: Arquidiocese De Porto Velho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *