/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 26 de outubro de 2021 - 14h22
Home > Notícias > CARTA DE COMPROMISSO ABERTA A TODA ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO

CARTA DE COMPROMISSO ABERTA A TODA ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO

CARTA DE COMPROMISSO ABERTA A TODA ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO

Queridas irmãs

Queridos irmãos

Que chegue até vocês nossa saudação de paz no Senhor!

Assim como as primeiras comunidades (At 2,42-46; 4,32-36) vivenciaram a fé através de quatro práticas: oração, comunhão fraterna, ensinamento dos apóstolos e fração do pão, estivemos reunidas e reunidos no Encontro de Formação de Agentes de Pastorais nos dias 13 a 16 de setembro de 2021, para a vivência da espiritualidade; ampliar o conhecimento e aprofundamento sobre a história da Igreja na Amazônia; e, acima de tudo, para assumirmos os quatro pilares indicadores do nosso compromisso com a Igreja de Porto Velho, para os próximos anos, e que compartilhamos nesta Carta.

1º Pilar – Palavra é o ânimo à vida cristã e, para isso, a Palavra de Deus é a centralidade da fé. O 2º Pilar – Pão tem na Liturgia e na Espiritualidade o fortalecimento e incentivo às comunidades ao encontro pessoal e comunitário com Jesus, Pão da Vida. O 3º Pilar trata sobre a Caridade, para o serviço à vida plena na promoção das ações evangelizadoras sociotransformadoras que defendem a vida. E, o 4º Pilar – Ação Missionária é o pilar que tem como urgência o Estado Permanente de Missão, motivando ao encontro com a cultura urbana, os ambientes virtuais e demais urgências pastorais.

Com a retomada das atividades presenciais, após um longo período de isolamento social devido à pandemia da Covid19, queremos agradecer o testemunho de perseverança das nossas comunidades, paróquias, movimentos, serviços, pastorais, e todos os demais agentes que permaneceram como lâmpadas acesas, na partilha da Palavra; na Oração; na partilha do Pão; na caridade e solidariedade com os mais pobres.

A partir dos estudos e reflexões, nestes dias do Encontro, fomos animados e animadas pelo fervor do Espírito Santo, e chamadas e chamados à sinodalidade (caminhar juntos), no sentido de colocar em prática o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho (2021-2025), cujo objetivo geral é evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, assumindo, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, sua missão neste chão da Amazônia, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

Assim, queremos te chamar para caminhar junto com o Plano de Pastoral que é o caminho de profunda comunhão, neste chão da Amazônia, com sonhos e esperança de uma Igreja missionária, servidora, samaritana, madalena, profética, defensora da vida e toda a criação.

Participantes do Encontro de Formação Permanente para Agentes de Pastorais da Arquidiocese de Porto Velho.

Porto Velho, Rondônia, Amazônia, Brasil, 16 de setembro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *