/ NO AR /
(69) 99321-8279
Porto Velho, 28 de novembro de 2021 - 20h05
Home > Notícias > Por que Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil?

Por que Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil?

Escrito por Redação A12

Em 30 de junho de 1980, o Governo Brasileiro reconheceu civilmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. A Lei 6.802 declarou o dia 12 de outubro como feriado nacional para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Mas para a Igreja católica no Brasil, a história e o reconhecimento são bem anteriores.

capital carioca foi o local onde, em 1931, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil, em uma solenidade que durou de 24 a 31 de maio, com direito a realização, inclusive de um Congresso Mariano.

Na noite do dia 30 de maio daquele ano, a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi levada de Aparecida para a cidade fluminense. A saída emocionou os moradores de Aparecida, que pela primeira vez, desde 1889, viram a pequena Imagem deixar a região em que foi encontrada. 

“Que lindo foi!”, exclama a historiadora Tereza Pasin ao contar que, em 1930, o Papa Pio XI, depois de um pedido para se ter uma festa dedicada a Aparecida, a declarou Padroeira do País. “Já tínhamos nesta época o título de Rainha do Brasil e de Basílica Menor, dado em 1908. Em 1931, o Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, celebrou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira”, lembra.

A Imagem foi levada de trem, com quatro vagões: o primeiro foi transformado numa capela e os outros três levaram os convidados. E assim, a viagem que deveria levar seis horas, levou dez. E as pessoas, sabendo que o ‘trem de Nossa Senhora Aparecida’ ia passar, foram às estações, onde o trem parou em todas elas.

Chegando ao Rio, Dom Sebastião Leme Cintra deu a Nossa Senhora Aparecida o título de Padroeira do Brasil. No dia seguinte, enviou um telegrama ao Papa, informando a presença de 1 milhão de pessoas, o que era incrível para aquela época. Ela já era Rainha. Aqueles que tinham perdido a passagem da santa, então, esperaram a volta do trem, que parou novamente nas estações”, diz Tereza.

Fonte: Portal A12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *