Tem início nesta quinta-feira, 22 de setembro, em Assis, o evento global “Economia de Francisco” que contará com a presença do Papa Francisco no sábado, 24, dia de conclusão dos trabalhos.

O Santo Padre expressou com entusiasmo seu desejo de estar presente e encontrar os jovens economistas, empreendedores e agentes de mudança do mundo, que estão envolvidos há três anos na “Economia de Francisco”, o processo desejado pelo próprio Pontífice, para lançar as bases de uma nova economia, mais justa, equa e fraterna.

Nestes anos, o Santo Padre sempre se manteve atualizado sobre as atividades realizadas pelos jovens a quem deu palavras de inspiração e encorajamento em duas mensagens em vídeo por ocasião dos eventos da “Economia de Francisco” que foram realizados on-line em 2020 e 2021, devido à pandemia. Agora chegou o momento do encontro presencial em Assis.

Economia de Francisco - Assis

Economia de Francisco – Assis

Os organizadores trabalharam muito para acolher cerca de mil jovens de mais de 120 países de todo o mundo, jovens que têm o desejo de contribuir para uma nova época de pensamento e práticas econômicas.

Nesta quinta-feira os trabalhos têm início às 9h30 da manhã, hora local, no Teatro Lyrick com a abertura oficial do Evento. Nesta manhã os jovens se encontram em sessões, discussões e mesas redondas para apresentar ideias e projetos, enfrentar questões  econômicas e os desafios contemporâneos.

Uma das temáticas é: “a única guerra justa é a guerra que não combatemos; mesa-redonda sobre a solidariedade internacional e a prevenção dos conflitos armados.

Ainda no Palaevent teremos os encontros para a apresentação de projetos, laboratórios artísticos e colóquios em grupos. Também apresentação de livros e o muro da gratidão, com frases dos jovens sobre a gratidão.

Ainda no dia de hoje a sessão plenária com a participação de convidados “sênior”, entre os quais o padre Vilson Groch, de Florianópolis.

Economia de Francisco - Assis

Economia de Francisco – Assis

A presença do Papa

Já o programa da visita do Papa no próximo sábado prevê a saída às 9h do heliporto do Vaticano, o desembarque na praça próxima do Palaeventi e o transferimento do Santo Padre para o vizinho teatro Lyrick de Santa Maria dos Anjos.

Ali, Francisco será recebido por três jovens da “Economia de Francisco”, pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, por Dom Sorrentino, autoridades civis, membros do Comitê Organizador, representantes das famílias franciscanas e da Pro Civitate Christiana.

O Pontífice, às 10h00, chegará ao palco onde, após um momento artístico-cultural, terão lugar as boas-vindas, a apresentação e oito testemunhos de jovens de todo o mundo. O Papa fará então o seu discurso e assinará o Pacto com os jovens da Economia para iniciar a mudança na economia por ele mesmo desejada.

O programa completo dos três dias, que se realizará entre o teatro Lyrick, o Palaeventi em Santa Maria degli Angeli e o centro histórico com algumas conferências, workshops e vilas temáticas. Tudo centrado na coleta das ideias e experiências geradas em todo o mundo nestes três anos de trabalho.

Nestes dias teremos espaço para momentos de diálogo entre os jovens com figuras de renome internacional, para discutir as suas propostas e continuar a aprofundar os grandes desafios do nosso tempo, a começar pela construção de uma economia de paz. Está disponível uma área permanente incubadora para ideias-projetos, sessões de networking e workshops temáticos”.

Mas quem são os jovens da Economia de Francisco?

Os participantes são jovens de todo o mundo que nestes últimos três anos criaram uma verdadeira comunidade que produziu projetos, iniciativas, estudos e materiais de aprofundamento. A idade média dos participantes da Economia de Francisco é de 28 anos, 30% vêm do mundo dos negócios e outros 30% da pesquisa, enquanto 40% são agentes de mudança (estudantes, movimentos sociais, ONGs).

A maior parte deles é proveniente da Europa (35%) e América Central – do Sul (30%), África (20%), mas Ásia e América do Norte também estarão representadas, de onde virão 8 e 6% dos participantes, respectivamente. No encontro em Assis temos mais de 100 jovens brasileiros.

Os encontros nestes três dias

Os jovens de Assis se reunirão nas 12 “aldeias” ou “vilas” temáticas que darão seguimento às virtuais nas quais se trabalhou nestes dois anos de pandemia: Trabalho e cuidado; Gestão e doação; Finanças e humanidade; Agricultura e justiça; Energia e pobreza; Vocação e lucro; Políticas para a felicidade; CO2 da desigualdade; Negócios e Paz; Economia é mulher; Empresas em transição; Vida e estilos de vida.

Alan Faria

Alan Faria

Nós conversamos com o jovem brasileiro Alan Faria Andrade Silva, que participa do encontro como um dos coordenadores das Vilas:

Ouça e compartilhe

A Economia de Francisco

Tudo começou com o convite que o Papa Francisco enviou em 1º de maio de 2019 a economistas, agentes de mudança, empreendedores e empreendedoras com menos de 35 anos em todo o mundo. Nos dois anos anteriores, apesar da pandemia, foram envolvidos milhares de jovens de 120 países dos cinco continentes, principalmente da Itália, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha e Reino Unido.

Foram dois eventos globais on-line realizados com transmissão ao vivo com mais de 500.000 visualizações, mais de 50 webinars, cerca de 25 projetos empreendedores, 2 The Economy of Francesco School on-line e uma Escola de Verão presencial, uma EoF Academy com 18 pesquisadores e 25 membros seniores.

Mais de 50 especialistas de renome internacional também estiveram envolvidos (incluindo 3 ganhadores do Prêmio Nobel) e o Papa dirigiu duas mensagens em vídeo aos jovens.

Todas as informações e notícias estão disponíveis no site www.francescoeconomy.org e nas redes sociais oficiais do evento: Facebook @francescoeconomy; Instagram @francesco_economy; Twitter @FrancescoEcon; YouTube e Flickr.

Por: Vatican News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online
Rádio Caiari
Olá 👋
Como podemos ajudar?