O terceiro dia de encontro de formação dos agentes de pastoral da igreja de Porto Velho, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, começou com um momento bem especial na oração da manhã. Coordenada pelas irmãs da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, o momento foi para celebrar os 138 de fundação da Congregação.

Fundada no dia 14 de setembro de 1884, dia da Exaltação da Santa Cruz, por Madre Carmela de Jesus. e tem como espiritualidade a Contemplação do Mistério do Coração do Verbo Encarnado como fonte de toda a Vida Consagrada; como estilo de vida Harmonizar a contemplação e ação apostólica, colocando no centro da vida de cada consagrada, o Coração do Verbo Encarnado e Carisma, a Contemplação do Mistério do Coração do Verbo Encarnado para haurir a luz do Evangelho e a Caridade que querem reacender em todas as pessoas de hoje, crianças, adolescentes e jovens mais necessitados.

Depois desse momento celebrativo, o encontro continuou com o estudo do Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia, sob a coordenação da professora/doutora Márcia Maria de Oliveira, da Universidade Federal de Roraima. O momento foi de aprofundamento, um olhar mais detalhado sobre a missão estudada, agora, em grupos e depois partilhado em plenária, encerrando o momento de estudo do documento.

“Esse formação é muito importante para aprofundar o conhecimento da realidade. O documento de Santarém nos traz esse olhar 50 depois, onde retoma toda essa caminhada da Igreja com muitos avançamos em vários setores. Em 1972, o encontro serviu para atualizar os desafios do Concílio Vaticano II; em 2022 serviu para nos orientar para o Sínodo especial para a Amazônia, e atualizar aquilo que são os grande desafios de hoje”, afirma a professora

Uma Missa, presidida por Dom Roque Paloschi, encerrou as atividades do dia, com a renovação dos votos da irmã Franciele Batista de Souza, filha de Rondônia, da Região do Baixo Madeira, bem como a renovação devocional das demais irmãs da congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online
Rádio Caiari
Olá 👋
Como podemos ajudar?