Na tarde desta quinta-feira (01/09), o Papa Francisco foi até à Casina Pio VI, nos Jardins Vaticanos, encontrar os artistas reunidos para o evento convocado pela Fundação Vitae.

De acordo com uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pontífice indicou aos presentes alguns percursos da comunicação, como a verdade, a bondade e, particularmente para os artistas, a beleza, caminho de contemplação. “Vocês são pregadores da beleza!”, disse Francisco, acrescentando que “a beleza faz bem, a beleza cura, a beleza nos leva avante no caminho!”.

Ao responder uma questão de como falar aos jovens e comunicar a eles o Evangelho, o Papa reiterou a necessidade do testemunho e do acompanhamento, que nascem do próprio diálogo com Deus, que provocam um caminho. E falando ainda de arte, acrescentou que “quem está a caminho está em busca, a arte atrai para um caminho” e quem está a caminho tem a consciência de ser esperado, que “alguém está me esperando”.

Que a arte “abra portas, toque corações e ajude a caminhar adiante” foram os votos de Francisco. E ao apontar uma ética para arte, destacou que esta respeite a pessoa, o caminho que faz, estimulando mais a caminhar do que a comprar. O papel da arte, portanto, explicou o Papa, é colocar “um espinho no coração, que mova à contemplação e a contemplação atrai para um caminho”.

No final do encontro, o Pontífice garantiu que fará tesouro do que ouviu e dos percursos empreendidos, conservando-os em seu coração. 

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online
Rádio Caiari
Olá 👋
Como podemos ajudar?